Teresópolis toda na Internet

 

 

"Trote Sustentável" neste sábado

Calouros de Direito defendem a naturezaImagem ilustrativa

Teresópolis, 12/08/2009 - Cerca de 100 alunos do primeiro período do curso de Direito vão plantar mudas de espécies da mata ciliar nas margens do Rio Paquequer, na altura do Forte Apache.

O objetivo é incentivar a conscientização dos universitários, para que haja maior preocupação com o meio ambiente e, com isso, criar uma consciência cidadã, beneficiando não só os acadêmicos participantes, mas também toda a sociedade. Ação de cidadania e de preservação do meio ambiente, o ‘Trote Sustentável’ acontece, no próximo sábado, 15, a partir das 10h, no bairro do Alto.

A ação é promovida em parceria pela Secretaria de Meio Ambiente e o Centro Acadêmico de Direito da Unifeso – ‘Fazendo Direito’, e contará com a participação de funcionários do Parque Estadual dos Três Picos. “A escolha desse tipo de trote tem o intuito de provocar nos estudantes uma transformação na forma de enxergar o ritual, acabando com a imagem negativa de práticas humilhantes e violentas. Portanto, surgiu a ideia de realizar um evento que beneficia não só os estudantes, mas também a comunidade, entidades e a sociedade em geral”, destacou o coordenador de Relações Institucionais do Centro Acadêmico de Direito, Geilson Pinto Paschoal.

“Acreditamos que é a primeira que acontece um trote nesses moldes não só em Teresópolis, mas em todo o Estado do Rio de Janeiro. Já tivemos, no Estado, trotes onde os alunos doavam sangue, por exemplo. Mas, relacionado ao meio ambiente, não temos notícias de que já tenha sido feito”, explicou Geilson Pinto Paschoal.

A Secretaria de Meio Ambiente está recuperando toda a mata ciliar do entorno do Rio Paquequer e seus afluentes. “A secretaria já realizou ações de plantio de mudas no entorno do rio, na Beira Linha e nos bairros do Alto e Fátima. Desta vez, a parceria com o Centro Acadêmico traz a participação dos calouros de Direito”, disse um dos coordenadores da atividade, Leandro Coutinho da Graça, da Diretoria de Planejamento e Projetos da Secretaria de Meio Ambiente.

O evento vai contar como atividade complementar para os estudantes e a universidade vai ceder as placas de identificação, constando os nomes dos alunos participantes. A Secretaria de Meio Ambiente vai doar as mudas e orientar o plantio. Além disso, Leandro Coutinho da Graça e técnicos do Parque Estadual dos Três Picos, vão realizar palestras sobre o assunto para os universitários.

Para o secretário de Meio Ambiente, Flavio Luiz Castro, a ação contribui para a conscientização dos alunos e da população sobre a importância da preservação do meio ambiente. “Seguindo o plano de governo do prefeito Jorge Mario, a Secretaria de Meio Ambiente vem fazendo parcerias com universidades, escolas e outras entidades para conscientizar a todos sobre a importância de preservar o meio ambiente, difundindo a educação ambiental em todas as comunidades do município. E essa ação faz parte do planejamento da secretaria neste processo de orientação da população”, enfatizou Flavio Luiz Castro.

Trote Solidário

O trote solidário ou cidadão passou a ser estimulado nas instituições de ensino universitário, em iniciativas que partem, muitas vezes, dos próprios veteranos. Ao invés de violência e humilhação, durante o trote cidadão, veteranos e calouros integram-se em práticas saudáveis e benéficas: doam sangue, plantam árvores, divertem crianças em instituições, pintam muros de escolas, arrecadam alimentos e participam de campanhas para doá-los a comunidades carentes. Desta forma, o ingresso na universidade passa a ser não só um prêmio para os calouros, mas também para crianças, comunidades e o próprio meio ambiente, que recebem as boas ações.