Teresópolis toda na Internet

 

 

Prefeitura divulga nota oficial sobre o lixo

Confira, na íntegra, o esclarecimento

Prefeito Jorge Mario - Foto: SecComA Prefeitura Municipal, através de sua Secretaria de Comunicação Social, enviou comunicado oficial à imprensa nesta noite de sexta-feira, dia 03, com esclarecimentos e justificativas quanto à questão da terceirização da limpeza urbana e coleta de lixo - confira matéria completa clicando aqui . Confira abaixo a nota oficial, na íntegra:

"Com o objetivo de esclarecer a população sobre a polêmica causada em torno da contratação da empresa para terceirizar a regularização da coleta de lixo e a operação do aterro controlado do município, o Prefeito Jorge Mario, acompanhado do Procurador Geral, Dr. Antônio Geraldo, afirmou que o Governo está resolvendo um problema originado em governos anteriores, como o descumprimento do TAC - Termos de Ajustamento de Conduta, feitos entre as gestões anteriores e o Ministério Público.

De acordo com o Prefeito Jorge Mario, o município está sendo penalizado com uma multa de R$ 1.000,00 por dia, desde 1995. "Desde 1995 existe o descumprimento de uma ordem judicial do Ministério Público que precisa ser regularizada. Com a contratação de uma empresa para tratar da regulamentação do lixo, estamos cumprindo determinações legais", afirmou.

Entre as vantagens desta contratação, destaca-se a utilização de caminhões compactadores novos e estanques, que impedem o vazamento do chorume, além de modernos equipamentos de segurança para os cerca de 250 trabalhadores que serão contratados. "Estes funcionários varrerão aproximadamente 1.000km2 por mês, além da realização de capina com dez roçadeiras em terrenos baldios e vias públicas: locais que se não forem bem cuidados produzem acúmulo de água e geram a infestação de roedores e insetos", alertou Jorge Mario, que explicou ainda que a empresa também recolherá entulhos e resíduos de jardins, além de fazer a lavagem de monumentos, praças e eventos públicos.

Outro serviço a ser realizado será a raspagem da areia que se acumula junto ao meio fio e a pintura do mesmo, dando assim mais segurança aos motoristas. O Prefeito salientou ainda a demolição das 66 casas verdes, utilizadas como depósito de lixo em locais de difícil acesso e foco de doenças e contaminação. "A coleta manual envolverá 40 homens designados especificamente para a coleta manual do lixo em locais de difícil acesso, como morros e vielas", explicou.

Já no Aterro do Fischer, maquinário adequado e tratores farão o esteiramento e a compactação do lixo. Os caminhões não mais transitarão no local, evitando assim o problema da sujeira naquela rodovia, que causa acidentes e leva poeira às áreas residenciais. "É preciso salientar que nos fundamentamos em documentos do Ministério Público, da Secretaria do Meio Ambiente, Ibama, e da Procuradoria do Município para, definitivamente, resolvermos estes problemas", disse.

O Prefeito detalhou ainda que o problema se arrasta desde 1995. "E, 1995 já havia a condenação de um TAC descumprido, cuja penalidade é a condenação por improbidade administrativa. No ano de 2001 foram consumidos R$ 7.766.067,35 para projetos e remediações, que não resolveram a situação."

Portal Terê (nota enviada pela SecCom)