Teresópolis toda na Internet

 

 

1.000 gaiolas destruídas na Praça da Matriz

Campanha "Pássaro Legal é Pássaro Solto"

Clique para ampliar - Foto: Portal TerêNesta quinta-feira, 5 de março, cerca de mil gaiolas apreendidas com aves nativas da Mata Atlântica capturadas ilegalmente em Teresópolis foram destruídas por um rolo-compressor na Praça Baltazar da Silveira (Praça da Igreja Matriz de Santa Teresa), no Centro da cidade. O evento contou com a presença do Prefeito Jorge Mario, de diversos Secretários Municipais, da imprensa e do público que passava pela praça.

Assista ao vídeo

 

 

Esquete e destruição das gaiolas (1min34)

 

O evento faz parte da Campanha "Pássaro Legal é Pássaro Solto", ação conjunta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, do Parque Estadual dos Três Picos, do INEA – Instituto Estadual do Ambiente - e do IBAMA / Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Antes da destruição das gaiolas, os atores Ayrton Rebello Filho e Gisele Rosini apresentaram esquete com os papéis trocados: enquanto o humano cantava na gaiola, o pássaro dançava em liberdade.

 

Ouça a entrevista

 

 

Sec. de Meio Ambiente,
Cel. Flávio Castro

Em entrevista ao Portal Terê, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Flávio Castro, explicou que a destruição das gaiolas simboliza o rigor com que os crimes ambientais serão tratados em nossa cidade:

"Ave presa em cativeiro sem a devida legalização é crime ambiental. (...) A gente vai continuar reprimindo sempre os crimes que ocorrem na cidade", afirmou, acrescentando que ações de conscientização acontecerão nas escolas, para que as crianças tenham uma nova visão sobre o assunto. Ouça a entrevista completa clicando no quadro ao lado.

Clique para ampliar - Foto: Portal TerêA apreensão ilegal de aves causa um impacto negativo ao meio ambiente. Os pássaros têm, entre uma de suas funções, controlar a população de insetos que, sem controle, podem virar pragas e disseminar doenças. As multas prender pássaros silvestres ilegalmente podem variar de R$ 500 a R$ 5.000. “As pessoas que entregarem os animais silvestres voluntariamente não pagarão a multa”, afirmou o Secretário.Clique para ampliar - Foto: Portal Terê

Os pássaros capturados ao longo dos últimos dois meses tiveram suas condições avaliadas por veterinários capacitados. Os que tinham condições de voltar para seu habitat natural foram libertados no Parque Nacional.

A Secretaria de Meio Ambiente montou ainda um calendário de eventos educativos ao longo dos próximos meses para a entrega voluntária da fauna silvestre. Em março, além da ação do dia 5, no Centro de Teresópolis, haverá também campanha nos dias 11 e 24, em Bonsucesso e na Beira Linha, respectivamente.Clique para ampliar - Foto: Portal Terê

Em abril, os eventos acontecerão nos bairros do Corta Vento e Pimenteiras (4), Quebra Frascos e Jardim Serrano (14) e Caleme e Posse (28). E, em maio, a ação mobilizará os moradores da Coréia e Meudon (13) e do Comary e Horto Municipal (30).

A sede de Teresópolis do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no Soberbo, e o núcleo Jacarandá do Parque dos Três Picos, no Meudon, bem como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizada na Rua Rui Barbosa, nº 170 - Centro, funcionarão como pontos fixos para a entrega voluntária de pássaros. Para maiores informações, ou para denunciar crimes ambientais, o telefone da Secretaria de Meio Ambiente é 2742.7763.

Confira abaixo mais fotos, que o Portal Terê traz para você:
(clique na foto para ampliar)

Clique para ampliar - Foto: Portal Terê Clique para ampliar - Foto: Portal Terê Clique para ampliar - Foto: Portal Terê
Prefeito Jorge Mario acompanhou o evento Sec. de Segurança Pública, Laet Moutinho,
e Sec. de Cultura, Wanderley Peres
Marcos Gomes, reponsável pela campanha "Pássaro Legal é Pássaro Solto"
Clique para ampliar - Foto: Portal Terê Clique para ampliar - Foto: Portal Terê Clique para ampliar - Foto: Portal Terê
Pessoas experimentam
a "vida dentro da gaiola"
Atores Ayrton Rebello e Gisele Rosini apresentam esquete Rolo-compressor despedaça as gaiolas

Portal Terê (com informações da SecCom)