Acesse: www.cidadedosfestivais.com.br

TERESÓPOLIS NATAL 2010

Acesse: www.cidadedosfestivais.com.br

Inicial Guia de Compras Notícias Eventos Restaurantes Hotéis Volta

 

Apresentações de Natal na Praça
- Clique nas fotos para ampliar -

Espetáculos acontecem em frente à Matriz

Foto: Marcos FerreiraTeresópolis, 17/12/2010 - Idealizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, a programação cultural do projeto ‘Natal em Teresópolis, Um Sonho na Serra’ acontecem em tenda especial montada na Praça Balthasar da Silveira e vão até o dia 9 de janeiro.

Na sexta-feira, 10 de dezembro, a atração foi Rosângela Moreira Xavier, com o show ‘Rosângela Acústico’, de voz e violão. No sábado, 11, a programação continuou com a apresentação do Grêmio Musical Paquequer, às 17h. Sob a regência de Sônia Bruno, o concerto contou com a participação do coral, formado por adultos e crianças, do grupo de metais, com instrumentos de sopro, e do grupo de flauta doce, formado somente por crianças.

Foto: Marcos FerreiraNa tarde de domingo, 12, a Praça Balthasar da Silveira recebeu uma multidão de familiares, amigos e turistas para assistirem a apresentação dos alunos dos cursos gratuitos oferecidos pela Secretaria de Cultura. Os alunos apresentaram números de dança, canto e música na tenda cultural montada especialmente para a programação do projeto ‘Natal em Teresópolis, Um Sonho na Serra.

Numa tarde ensolarada, 150 alunos da Casa de Cultura e do Centro Cultural Bernardo Monteverde brilharam na festa de encerramento de ano dos cursos de violão e flauta, canto e dança. Centenas de pais e amigos, orgulhosos e emocionados, além de turistas encantados com a diversidade de ações culturais que a cidade ofereceu no final de semana, se divertiram ao longo da programação de Natal da Prefeitura.Foto: Marcos Ferreira

Para o secretário de Cultura, Wanderley Peres, a festa de confraternização dos alunos dos cursos promovidos pela Prefeitura de Teresópolis, na Casa de Cultura ou no Centro Cultural Bernardo Monteverde, veio para nos dar a grandeza do trabalho realizado durante todo o ano pelos professores e funcionários da secretaria.

“São 27 cursos, de diversos segmentos artísticos, com quase mil alunos participando ativamente. Estamos felizes com os resultados e, após a avaliação deste ano, vamos ampliar a logística da casa de Cultura e do Centro Cultural, visando atender cada vez melhor nossos alunos”, avaliou o Secretário.

As turmas de ballet se apresentarão novamente no dia 19, domingo, às 16h, na Praça da Matriz Santa Teresa. “Devido ao sucesso dos alunos do ballet, e atendendo ao pedido de pais e alunos, decidimos repetir a apresentação. Uma nova chance para quem não conseguiu assistir neste domingo e uma segunda oportunidade de conferir o talento dos nossos alunos”, completou Warderley.

Sob o comando do Subsecretário de Cultura, Ronaldo Fialho, foram apresentadas no domingo, as turmas de violão e flauta dos professores da Casa de Cultura, Geremias Cruz e Jorge Péculas, o Coral Infantil sob a regência da professora Célia Seabra, violão e voz dos professores Jorge Elias, Marcos André e Rosângela Xavier, do Centro Cultural Bernardo Monteverde, e as turmas de jazz e ballet das professoras Rafaela Ribeiro e Natália Gonçalves. Com coreografias criativas, músicas alegres e figurinos coloridos, as alunas das turmas Baby Class, Preliminar, Básico, Técnico, Médio e Jazz encantaram o público.

“A apresentação dos alunos de música e ballet da Secretaria de Cultura superou as expectativas de todos nós da Secretaria de Cultura. Tivemos a praça lotada no domingo, das 14h às 18h, quando encerramos as apresentações. Estão de parabéns os alunos, os responsáveis, os professores e a todos aqueles que, de alguma maneira, contribuíram para o evento, que representa a culminância de um ano inteiro dedicado aos estudos. Parabéns a todos”, destacou o subsecretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

A aluna do ensino médio, Juliana Cesário, presente nas apresentações aprovou os espetáculos. “Música é sempre muito bem vinda. Faz bem aos ouvidos e alegra a alma”. A aposentada Marli Mello Franco estava entusiasmada com as apresentações. “Música não tem idade. É uma linguagem universal e faz parte da minha vida desde muito cedo, pois toco piano. Vou procurar assistir aos próximos shows e divulgá-los aos amigos, afinal, não é sempre que podemos ver nossos jovens e crianças num caminho tão bonito”, disse a aposentada.

A técnica de enfermagem, Esmeralda José de Andrade, avó da pequena Eduarda Vidal, estava ansiosa com a apresentação da neta, aluna de ballet da turminha Baby Class que encantou o público com a coreografia dos ‘101 Dálmatas’. “Tudo isso é muito importante para minha família e para o futuro da minha neta que, através da dança, melhorou até seu rendimento escolar”. Junia Sabrina Watzquites, 11 anos, há quatro faz aulas de jazz dance, na Casa de Cultura. “Fico muito feliz de participar desse processo de reconhecimento do nosso trabalho durante o ano inteiro. Estar aqui hoje fazendo parte da programação de Natal do município e ver todo esse público compartilhando desse momento é o melhor presente, o maior incentivo que podemos ter”.

O técnico em eletrônica, Carlos José Pereira, veio com toda família prestigiar a filha Rebeca Quinteiro, de seis anos, que se apresentou. “Há um ano Rebeca faz tratamento de leucemia. Hoje ver minha filhinha dançando e interagindo com outras crianças é uma enorme satisfação para ela e toda a família”, desabafou o pai.

Nando Gabrielli - Foto: Cláudio Furtado e Rafael PeresProgramação continua

A programação prossegue nesta sexta, 17, com Charles Anjo e Gisele Rosyni, às 16h, e Nando Gabrielli, às 19h. “São shows para atender a todos os gostos e que vem reunindo diferentes públicos na praça. A aceitação tem sido positiva, motivo de comemoração para todos nós”, avalia o subsecretário de Cultura, Ronaldo Fialho, mestre de cerimônias do projeto. No sábado, 18, às 16h, haverá o Auto de Natal com a Companhia Fantasia. Às 20h30, Patrícia Araújo e Marcos André se apresentam. No domingo, 19, a partir das 16h, acontece a performance das alunas de Ballet da Casa de Cultura e, às 20h30, Espetáculo de Dança com a Companhia ‘Dança Comigo'.


Casa do Papai Noel encanta crianças

Vale lembrar que, além da programação cultural, na Praça Balthasar da Silveira também está concentrada boa parte da decoração do projeto ‘Natal em Teresópolis, Um Sonho na Serra’, incluindo o pórtico, a Feirinha de Natal, o trenó e a Casa do Papai Noel, que vem fazendo sucesso entre as crianças. No local, além da visitação pública, estão sendo realizadas atividades educativas e recreativas, como contação de histórias e oficina de desenhos.