Clique para mais informações

Clique para mais informações Clique para mais informações

 
 

Público lota Igreja de Santa Teresa
(clique nas fotos para ampliar)

Edição especial do Música na MatrizO público lotou a Matriz de Santa Teresa para assistir o concerto da Orquestra da UCAM na edição especial do Música na Matriz - Foto: Marco Esteves

Entrando em sua 15ª edição, o Projeto Música na Matriz, consagrada ação cultural da Prefeitura de Teresópolis, apresentou no último domingo, 5 de julho, o concerto da Orquestra da UCAM - Universidade Candido Mendes, do campus Nova Friburgo, dentro da programação do 118º aniversário de Teresópolis.
 

O público que lotou a Igreja de Santa Teresa, na Várzea, ficou encantado com o talento dos músicos e a qualidade do repertório.

Maestro Francisco Fernandes Filho, Secretário de Cultura Wanderley Peres, Musicista Célia Seabra e Professora Sandra Pimentel: homenagens - Foto: Marco Esteves
Com mais de 60 integrantes, a maioria da Escola Superior de Música, e comandada pelo Maestro Francisco Fernandes Filho, auxiliado pelo regente assistente Marcos Botelho, a Orquestra da UCAM apresentou doze peças no concerto, de Mozart, Bach, Villa-Lobos e Brahms, entre outros compositores, arrancando aplausos calorosos do público.

Como Wendel Machado, aluno do 1º período do curso de licenciatura de música da Escola Superior de Música, que acompanhou a apresentação ao lado da namorada, Samantha Ximenes.

“Esta foi a primeira apresentação do ano do Música na Matriz, evento tradicional da Secretaria de Cultura que em novembro completa 15 anos de existência. Na retomada deste importante projeto, pretendemos criar, inicialmente, uma regularidade mínima de apresentações a cada dois meses, prestigiando artistas de fora da cidade e também talentos locais, incluindo o Coral Municipal”, destacou o Secretário de Cultura de Teresópolis, Wanderley Peres.

Um dos destaques da apresentação da Orquestra da UCAM foi o tenor teresopolitano Ricardo de Oliveira. Regente do Coral Municipal de Teresópolis e professor dos cursos de teoria musical e de canto, da Secretaria de Cultura, ele fez uma apresentação solo na peça Invocação em Defesa da Pátria, de Villa-Lobos, encantando a plateia. “Gratificante me apresentar em minha cidade com a Orquestra da UCAM dentro das comemorações pelo aniversário de Teresópolis”, disse.

No final do concerto da Orquestra da UCAM, em que o público encerrou a apresentação cantando parabéns para Teresópolis, o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, homenageou a Professora Sandra Pimentel, Secretária de Cultura no Governo do Prefeito Luiz Barbosa (1993-1996) e idealizadora do Projeto Música na Matriz. Também foram homenageados o Maestro Francisco Fernandes Filho e a Musicista Célia Seabra.

Fonte: SecCom