Portal Terê - Especial Festival da Cidade - 123 anos de Teresópolis - RJ

Inicial Hotéis Restaurantes Turismo Compras Volta

Eventos especiais no aniversário da cidade

Cultura de Raiz e Camerata Theresa Christina

Coral 'Cantar é Viver' - Foto: Roberto Ferreira
Teresópolis, 09/07/2014
-  No último domingo, 6 de julho, Teresópolis completou 123 anos de emancipação política. Para comemorar a data, diversos eventos foram realizados pela Prefeitura ao longo de todo o dia.

Entre eles, dois especiais, promovidos pela Secretaria de Cultura em homenagem ao aniversário da cidade. Pela manhã, foi realizada a 7ª edição do Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2014.

E, no fim da tarde, o público pôde conferir o concerto da Camerata Theresa Christina, na edição especial do projeto Música na Matriz, elaborada especialmente em função da data.


Na parte da manhã, além do desfile cívico-militar, as atenções ficaram voltadas para a Casa de Cultura Adolpho Bloch, onde foi realizado o 7º Encontro de Cultura de Raiz. No palco do teatro da casa, mais de 40 artistas mostraram ao público o melhor da música do homem do campo, com destaque para momentos de homenagem pelo aniversário da cidade.

Com coordenação de Andréa Sant’Anna e apresentação do engenheiro agrônomo Beto Selig, o evento seguiu seu formato tradicional, com cenário de cozinha de roça. Entre as atrações, destaque para as apresentações dos sanfoneiros Seu Timbira, Zé Lopes e Amado Rodrigues.

O forró de Fernando Mello e Írio Lima também esteve presente, assim como a simpatia de Crésio da Vila, Vera Borcard e Jorge Viajante. Vários artistas lembraram o aniversário de Teresópolis. Wanda Pinheiro cantou ‘Teresópolis, você é pra mim’, de autoria própria. Zé Rodrigues foi outro que também compôs em lembrança à cidade e apresentou ‘Teresópolis, cidade linda’. E a dupla Moacir e Edson Rosa apostou no ‘Parabéns a você’, de Teixeirinha.

Camerata Theresa Christina - Foto: Roberto Ferreira
Camerata Theresa Christina

Ainda no dia 6, outro momento glorioso no aniversário de Teresópolis foi o concerto da Camerata Theresa Christina, dentro do projeto Música na Matriz, desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura.

Dividido em dois momentos, o evento foi prestigiado por dezenas de pessoas na Matriz de Santa Teresa, na Praça Balthasar da Silveira, no centro da cidade. Na abertura, a apresentação do Coral Municipal, sob a regência de Douglas Clemente, encantou a todos com ‘Pela luz dos olhos teus’, ‘Carinhoso’ e ‘A ema gemeu’. E na sequência, a apresentação impecável da Camerata Theresa Christina.

Com 13 componentes, sob a regência do maestro Zdenek Svab, a orquestra apresentou obras consagradas da música clássica. No repertório, Suíte para Cordas, de Henry Purcell, Sinfonia em Si b mol, de Carlos Seixas, Serenada para Cordas, de Alberto Nepomuceno, Humoresque, de Antonín Dvorák, e a Pequena Serenada Noturna, de Mozart.

Ao fim da apresentação, o experiente maestro estava satisfeito. “É um prazer tocar para Teresópolis no dia de seu aniversário. Só temos a agradecer pelo convite da Secretaria de Cultura e o carinho de todos que vieram nos prestigiar”, comentou o maestro.

Portal Terê com informações da AssCom PMT
 

Copyright 2014 - Portal Terê ® Informática Ltda