Portal Terê - Especial Festival da Cidade - Teresópolis - RJ

Inicial Programação Hotéis Restaurantes Volta
 

Um ano do Parque Natural Municipal
- Clique nas fotos para ampliar -

Trilha da Tartaruga foi inaugurada

Prefeito, primeira-dama e autoridades inauguraram a trilha - Clique para ampliar - Foto: Marco EstevesTeresópolis, 13/07/2010 - O primeiro ano de criação do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis foi marcado pela inauguração da Trilha da Tartaruga na última quinta, 8 de julho, pelo Prefeito Jorge Mario e o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Flávio Castro.

Também foi feito o plantio de várias mudas nativas da região, para recompor as áreas degradadas. Inaugurado em 6 de julho do ano passado pelo Prefeito Jorge Mario e o então Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o Parque é considerado a maior unidade de conservação municipal do Estado do Rio de Janeiro, com 4.397 hectares ambientalmente protegidos. O acesso principal à unidade de conservação é pelo bairro da Posse, e está sinalizado.Plantio de Árvores - Clique para ampliar - Foto: Marco Esteves

“Entre os 92 municípios fluminenses, Teresópolis hoje ocupa o 7º lugar em arrecadação de ICMS Verde. Isso acontece por conta da criação do Parque Municipal e de outros investimentos em meio ambiente, como o aterro sanitário licenciado. São recursos que estamos investindo em meio ambiente, educação e em cultura”, computou o Prefeito Jorge Mario, que inaugurou a Trilha da Tartaruga acompanhado da Primeira-dama, Cláudia Sedlacek, e dos secretários e subsecretários de sua equipe de governo.

Para o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Flávio Castro, a criação do Parque Municipal demonstra a preocupação do Governo Municipal com a causa ambiental.

“A cidade tem a sua função social, mas além de áreas para o desenvolvimento econômico, turismo e lazer, também deve contar com espaço para a preservação ambiental. Atualmente investimos no reflorestamento da unidade de conservação. Até o fim do ano teremos concluído o plano de manejo, documento que estabelece as diretrizes de gestão do Parque”, destacou o Secretário.Alunos também participaram do evento - Clique para ampliar - Foto: Marco Esteves

Educação ambiental

Uma turma de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Estado de Israel, no bairro Salaco, também participou da inauguração da Trilha da Tartaruga. Acompanhados pelas professoras Daniele Rocha e Alessandra Mesquita, os estudantes desfrutaram da vista no topo da trilha e ainda aprenderam sobre a importância de se preservar o meio ambiente. “Adoramos o passeio. É muito importante ter um lugar como esse, para preservar o verde”, disseram as alunas Beatriz Carreiro Silva, Milena Medeiros Corrêa, Camila Hiath Gonçalves e Larissa Helena Silva Costa.

“As crianças já conhecem o Parque Municipal e estão aprendendo a importância da preservação ambiental. Essa conscientização deve começar com os estudantes, para que eles aprendam a cuidar melhor do lugar onde vivem”, ensinou a professora Daniele Rocha.

Trilha da Tartaruga

Com 650 metros de extensão em terreno acidentado, a Trilha da Tartaruga é toda sinalizada, e proporciona uma caminhada moderada entre árvores e vegetação nativa. Ao chegar ao topo, o visitante é presenteado com uma vista belíssima, de onde é possível contemplar várias formações montanhosas, como a Mulher de Pedra, a Serra dos Órgãos, a Pedra do Camelo, os Três Picos e a Pedra da Tartaruga, que dá nome à trilha.

Em seu trajeto, o visitante passa por espaços propícios ao piquenique e ao lazer, podendo fazer paradas para apreciar a beleza cênica e as espécies da fauna e da flora. Segundo o administrador do Parque Municipal, Paulo Sérgio Bandeira, caminhada, escalada, rapel e ciclismo são atividades que podem ser praticadas na unidade de conservação. “A visitação é livre, não tem controle de horário. Pedimos apenas que a pessoa se identifique na portaria, pois estamos traçando o perfil dos visitantes. A nossa orientação é para que o visitante utilize roupa e calçados confortáveis para a caminhada, traga água e recolha o lixo que produzir, a fim de preservar a fauna e a flora locais”, recomendou.


Copyright 2010 - Portal Terê ® Informática Ltda