Portal Terê - Especial Festival da Cidade - Teresópolis - RJ

Inicial Programação Hotéis Restaurantes Volta
 

Circuito da Memória até dia 31
- Clique nas fotos para ampliar -

Seis exposições, confiraSecretários e Prefeito observam a exposição - Clique para ampliar - Foto: Cláudio Furtado

Teresópolis, 13/07/2010 - O Circuito da Memória reúne seis exposições, em cinco locais diferentes, que visam resgatar a memória da cidade. Despertando o imediato interesse da população assim que abertas, resultando em consecutivos elogios por parte do público, as mostras integram a programação festiva pelos 119 anos do município.

Com variadas abordagens sobre o tema Teresópolis, as exposições podem ser visitadas pelo público até o dia 31 de julho, de segunda a sábado, na Calçada da Fama, na Casa da Memória Arthur Dalmasso, no Centro Cultural Bernardo Monteverde, na Casa de Cultura Adolpho Bloch e na Prefeitura Municipal.

Exposição na Calçada da Fama - Clique para ampliar - Foto: Roberto FerreiraAcompanhado de Secretários do Municipais, o Prefeito Jorge Mario percorreu todas as exposições, guiado pelo Secretário Wanderley Peres, e parabenizou a Secretaria de Cultura pela iniciativa.

“Preocupada com a memória do município, a Secretaria de Cultura organizou as exposições, buscando levar ao público não só informações e fatos curiosos, mas sim as mais variadas nuances de Teresópolis, através de registros documentais. Tivemos um amplo trabalho de pesquisa, realizado por nossa equipe, para ter o Circuito da Memória como uma de nossas contribuições para o aniversário da cidade. E ver a resposta imediata, mais do que positiva do público, nos deixa plenamente satisfeitos”, comemorou o secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Sobre as exposições

Casa de Cultura - - Clique para ampliar - Foto: Cláudio FurtadoOrganizadas pela equipe do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura, as seis mostras foram montadas em cinco locais diferentes. Na Calçada da Fama, duas tendas especiais foram montadas para abrigar a exposição ‘A cidade e o tempo – Teresópolis ontem e hoje’. São 36 fotografias, expostas em displays, fazendo comparativos de uma mesma cena, ressaltando como era o local em meados do século XX e como é hoje, na atualidade.

Na Casa da Memória Arthur Dalmasso, o público pode conferir a exposição ‘Postais, registros de uma época’, que reúne uma coleção rara de aproximadamente 200 cartões postais antigos, que mostram os mais variados cenários, como prédios, estradas, pontos turísticos e paisagens de Teresópolis.

No local, também está exposto o mosaico que reproduz parte destes postais antigos, pintados por artistas da Soarte – Sociedade dos Artistas de Teresópolis. São 27 cenas, pintadas por 27 artistas diferentes, reunidas em painel com dimensões de 2,75m x 1,83m.

No Centro Cultural Bernardo Monteverde, está aberta à visitação a exposição ‘Cores da Cidade’, mostra coletiva com cerca de 20 pinturas, assinadas exclusivamente por artistas plásticos teresopolitanos, confeccionadas em diversos estilos e abordando a paisagem local.Corredores da Casa de Cultura - Clique para ampliar - Foto: Cláudio Furtado

Na Casa de Cultura Adolpho Bloch, mais duas exposições. Na galeria da Casa, a segunda edição da exposição ‘Documento Primário’, com 39 edições únicas, algumas raríssimas, de jornais que circularam e/ou ainda circulam, fazendo parte dos mais de 100 anos da imprensa de Teresópolis.

E, na área de circulação da Casa, também chama atenção a exposição ‘Foto Legenda’, que reúne 55 fotos de situações e eventos vividos em Teresópolis, acompanhadas de textos explicativos.


A última das exposições é a ‘Galeria de Prefeitos’, a ser inaugurada nesta terça-feira, dia 6 de julho, às 13h, na sede da Prefeitura de Teresópolis. Completamente reformulada e agora dividida por períodos da história política da cidade, a galeria foi montada nas paredes da área de circulação do segundo piso do Palácio Teresa Cristina, sede do Governo Municipal, e ficará exposta em caráter permanente.

As exposições podem ser visitadas nos seguintes dias e horários:

- Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº - Araras)
De segunda a sábado, das 9h às 18h

- Centro Cultural Bernardo Monteverde (Avenida Oliveira Botelho, 210 – sobreloja – Alto)
De segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 13h às 17h

- Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Balthasar da Silveira, 91 – Centro)
De segunda a sábado, das 13h às 17h

- Calçada da Fama (Centro da cidade)
De segunda a sábado, das 9h às 18h

- Prefeitura Municipal (Avenida Feliciano Sodré, 675 – Centro)
De segunda a sexta, das 8h às 18h


Copyright 2010 - Portal Terê ® Informática Ltda