Especial Festival de Inverno Sesc 2007 - 116 anos de Teresópolis

 

Apoio:  

 

Coral BR brilha na Matriz

Especial encantou a platéia

Foto: Alexandre CostaQuando as portas da Matriz de Santa Teresa foram abertas na tarde de domingo, 8, o público tomou conta da nave principal para assistir a apresentação do Coral BR, da Petrobras Distribuidora, na récita especial do Projeto Música na Matriz, dentro das comemorações dos 116 anos de Teresópolis. Pairava no ar a expectativa de um grande espetáculo e o sofisticado aparato de luz e som, de alta tecnologia, fazia contraponto com a arquitetura neogótica da igreja. Tudo conspirava para que a tarde fosse inesquecível.

Após a entrada do coral, o maestro José Machado Neto avisou: “É um prazer estar aqui. Como se trata de uma situação especial, o aniversário de Teresópolis, o programa que vocês vão assistir está à altura das festividades da cidade”. Quando ele ergueu a batuta, o encantamento tomou conta da platéia.

Na primeira parte, os cantores apresentaram uma seleção dos maiores sucessos dos Beatles, já que este ano o mundo comemora 40 anos do lançamento do álbum Sargent Pepper´s Lonely Hearts Club Band, um ícone do rock.

A segunda parte do repertório percorreu as últimas décadas da música popular: o engajamento dos anos 60, os ritmos da discoteca dos 70, o pop da década de 80 e a modernidade dos anos 90. Fazendo a transição entre um período e outro, os cantores João Kirk e Silvia Adelaide narravam um breve histórico das principais mudanças culturais em cada década. 

Tecnologia, talento e carisma

Apoiado por recursos tecnológicos dignos de show de rock, como iluminação controlada por computador, gerador de fumaça e imagens projetadas em telão, o coral provocou reações cada vez mais entusiasmadas na platéia.

E não foram poucos os que arriscaram um ou mais passinhos de dança. Perucas, óculos escuros e boás coloridos também fizeram parte da produção caprichadíssima, sem falar no carisma e na técnica vocal dos solistas Lia Costa, Maria Heloísa Correa, Michel Maluf e Silvia Adelaide.

Destaque especial para o tenor Michel Maluf, que cativou a platéia com suas interpretações, desde a doce Yesterday, de Paul McCartney, até incorporar, com direito a figurino completo, incluindo a famosa luva na mão direita, um dançante Michael Jackson, para interpretar o clássico pop Thriller, num dos momentos de maior vibração da platéia.

A terceira parte levou o público ao mundo dos grandes musicais da Broadway, que foram eternizados pelo cinema. Em sintonia com cenas dos filmes projetadas no telão, o coral cantou os principais temas de O Fantasma da Ópera, Evita, Jesus Cristo Superstar e Cats, deliciando os fãs, entre os quais se encontravam as secretárias municipais Maria do Rosário Grandini Carneiro (Educação), Iracema Braga (Desenvolvimento Social) e Aniko Santos (Turismo), além do subsecretário de Fazenda, Wanderley Nogueira, e do ouvidor municipal, João Carlos Andrade.

Para o final, mais uma surpresa estava reservada ao público. Após um programa de música popular, o Coral BR mostrou toda a sua técnica e talento numa belíssima interpretação do Hallelujah!, do oratório O Messias, de Haendel, levando ao delírio uma platéia, que, emocionada, agradeceu com intenso e prolongado aplauso. Em nome do prefeito Roberto Petto, a secretária de Cultura de Teresópolis, Lisemara Guedes, entregou placa comemorativa da apresentação ao maestro José Machado Neto.

Encantamento e aplausos

Completamente lotada, a Igreja de Santa Teresa vibrou com o concerto. Em muitos momentos, o público acompanhou as músicas batendo palma e a generosidade nos aplausos foi certamente proporcional à qualidade do espetáculo. A professora Lujan Cardoso, que foi pela primeira vez a um concerto do Projeto Música na Matriz, lamentou ter perdido as apresentações anteriores. “Daqui pra frente quero vir sempre. Foi bom ver a igreja cheia e o coral é mesmo espetacular”, elogia. Ainda no início do programa, o casal Vera e Jorge Dantas já havia sido conquistado pelo talento dos coralistas. “Um grande espetáculo e a Prefeitura está de parabéns pela belíssima iniciativa”, enfatiza. O decorador Romeu Faraco curtiu cada momento. “O grupo é de altíssimo nível, esse é um lindo presente de aniversário que a Prefeitura está oferecendo à cidade”.

O Coral BR foi fundado em 1988 por iniciativa da gerência administrativa da Petrobras Distribuidora. A partir de um anúncio nos quadros de avisos da empresa, cerca de 50 funcionários se candidataram. Em agosto daquele ano, após três meses de ensaio, o Coral BR estreou oficialmente, sob a batuta do regente José Machado Neto. O concerto que encantou Teresópolis domingo passado contou ainda com a participação da pianista Regina Tatagiba e do preparador vocal Leandro da Costa, sob a coordenação de Michel Maluf.

“Dizer que o concerto foi espetacular é pouco. Mesmo a melhor descrição não chega perto de expressar o que todos sentiram. A satisfação, o aplauso e o encantamento da platéia, certamente revivendo momentos marcantes dessas épocas, são a maior retribuição que se poderia esperar. A intenção do prefeito Roberto Petto foi plenamente atingida: oferecer no Aniversário da Cidade uma programação marcada por inúmeros eventos de qualidade para a população e nossos turistas”, analisa a secretária de Cultura Lisemara Guedes, que anunciou ainda as próximas atrações do Projeto Música na Matriz, sempre aos domingos, às 16h, na Igreja de Santa Teresa (Praça Baltasar da Silveira, Várzea): dia 22 de julho, apresentação especial do Coral Municipal de Teresópolis, e no dia 5 de agosto, volta ao palco da Matriz o Coral Michelin, depois de uma bem-sucedida exibição na temporada de 2006.

Clique aqui e confira a programação completa dos eventos dos 116 anos de Teresópolis

Fonte: SecCom