Teresópolis toda na Internet

                                     Especial Carnaval 2007 Volta

 

 

Exposição mostra as 'Cores do Carnaval'

Artistas da cidade expõem na Casa de CulturaFoto: Wilson Lopes

Além dos desfiles das escolas de samba e blocos tradicionais que fazem a festa do Carnaval, a Secretaria de Cultura de Teresópolis está oferecendo uma programação alternativa durante o período de folia.

A mostra coletiva Cores do Carnaval, que começa neste sábado, dia 10, e vai até o dia 25 de fevereiro, na Casa de Cultura, no bairro de Fátima, reúne artistas teresopolitanos, entre eles, Tânia Tolomei, Carlos Bodour, Renato Bordini e Gilse de Andrade, que retratam em suas telas o clima e o colorido vibrante da festa popular.


“A partir de 2004, nosso governo resgatou o desfile das escolas de samba de Teresópolis, investindo também na infra-estrutura de iluminação e arquibancadas para dar conforto ao público, realizando várias apresentações de  shows e atividades ligadas à festa, cujo resultado direto tem sido a expressiva movimentação dos segmentos econômicos ligados ao turismo. Nessa mesma linha, apoiamos outras manifestações culturais, como essa mostra de artes plásticas que revela o olhar de artistas da cidade sobre o Carnaval”, avalia o prefeito Roberto Petto.

A secretária de Cultura, jornalista Lisemara Guedes, acha importante prestigiar os movimentos artísticos, incentivando exposições com personalidades da cidade. “Nosso grande objetivo, também, é formar novas platéias, levando a todos os segmentos da população o hábito de consumir cultura, como um bem precioso”, pondera.

Na exposição Cores do Carnaval, os artistas traduzem de maneira muito pessoal a atmosfera contagiante que caracteriza o Carnaval brasileiro. Em suas telas, personagens conhecidos criam vida em estilos que vão do surrealismo ao  romântico. Outro destaque são as pranchas ricamente ilustradas e com texto objetivo, que contam a história da maior festa popular desde suas origens no Brasil e também a sua evolução em Teresópolis.

Com entrada franca, a exposição poderá ser vista até 25 de fevereiro, de terça a domingo, das 10h às 18h, na Casa de Cultura de Teresópolis (Praça Juscelino Kubitschek de Oliveira, s/n°, Fátima).

Fonte: SecCom