Portal Terê - Especial A Lapa sobe a Serra 2010 - Teresópolis - RJ

Quatro dias de muita festa
Clique nas fotos para ampliar

"A Lapa sobe a Serra" animou Teresópolis

Cia. Carlinhos de Jesus agradece ao público - Clique para ampliar - Foto: Roberto FerreiraTeresópolis, 25/05/2010 - As famílias teresopolitanas e muitos turistas curtiram as atrações do Festival “A Lapa Sobe a Serra” num clima harmônico e de muita alegria na Praça Governador Portella, ao lado da Prefeitura. Com um cenário que reproduzia a Lapa do Rio de Janeiro, com os famosos arcos e bares temáticos do bairro - considerado o berço da boemia carioca, o evento contou com as apresentações de Carlinhos de Jesus e sua companhia de dança.

O objetivo da Prefeitura de Teresópolis é resgatar o título de “Cidade dos Festivais”, proporcionando cultura e entretenimento aos moradores e oferecendo mais um diferencial aos turistas.

Empolga às 9 - Clique para ampliar - Foto: Roberto Ferreira“Nesses quatro dias de festival, vimos o sucesso do ‘A Lapa Sobe a Serra’, lotado todos os dias com um público maravilhoso, educado e disposto a se divertir. Isso nos mostra que estamos no caminho certo e que Teresópolis precisa de eventos de qualidade como este. Atraímos muitos visitantes e o turismo é a mola propulsora da economia da nossa cidade, com a geração de trabalho e renda e de oportunidade de negócios para todos os segmentos da população. Estou muito feliz com o sucesso desse festival e espero que todos tenham se divertido muito”, comentou o Prefeito Jorge Mario.

O Secretário de Governo, José Alexandre Almeida, revelou que já existem planos para incrementar ainda mais o Festival “A Lapa sobe a Serra” em 2011. “A primeira edição do evento foi muito comentada e elogiada. O Deputado Federal Luiz Sérgio se comprometeu a ampliar a captação de recursos junto ao Ministério do Turismo e alguns parceiros sinalizaram em dar uma contribuição ainda maior para termos um Festival com muito mais atrações”, antecipou.

Pc e Banda no “A Lapa Sobe a Serra” - Clique para ampliar - Foto: Roberto FerreiraSegundo ele, novos espaços temáticos estão sendo planejados. “Em 2011 planejamos colocar um bonde interativo, onde as pessoas possam tirar fotos. Estamos com a ideia de criar uma área de convivência e novos espaços temáticos. A proposta é aprimorar o evento para o ano que vem”, informou. O evento também contou com a presença do Deputado Estadual, André Corrêa.

Realização da Prefeitura de Teresópolis, o Festival tem o apoio do Ministério do Turismo, da TurisRio (Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro), da RioTur (Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro), do Teresópolis Convention & Visitors Bureau e da Cervejaria Itaipava.

>> Veja também: Matérias sobre quinta e sexta-feira do eventoCantor Ivson Lins - Clique para ampliar - Foto: Roberto Ferreira

Sábado

No sábado, os ritmos variados de Ivson Lins, Gig Samba Trio e do Empolga às 9 demonstraram a riqueza musical da cultura brasileira. Forró, MPB, samba, axé e eletrosamba esquentaram a noite teresopolitana.

O banda do bloco de carnaval carioca Empolga às 9 fez todo o público dançar e cantar músicas que marcaram os anos 80 e 90, além de canções atuais, com muita empolgação.

DomingoJoão Sabiá - Clique para ampliar - Foto: Roberto Ferreira

O cantor João Sabiá se apresentou no domingo, logo após os shows do grupo Quintal do Céu, que abriu o último dia do evento, e de PC e Banda. Sabiá se sentiu orgulhoso por fazer parte deste projeto pioneiro do Governo Jorge Mario. “A ideia de trazer a Lapa para Teresópolis foi genial e acho que ela poderia rodar o país inteiro, pois é uma cultura maravilhosa. Tenho que agradecer ao Prefeito por fazer parte disso e parabenizá-lo pela iniciativa fantástica” disse. Sobre o show, com o repertório voltado para seu novo álbum, “My Black, My Nega”, o cantor animou o público e recordou canções de Wilson Simonal e Jair Rodrigues. “Apesar do friozinho, o público estava quente e super animado. A decoração recriou exatamente o clima da Lapa. Foi maravilhoso”, avaliou João Sabiá.

Hotéis próximos ao evento registraram cerca de 100% de ocupação

De acordo com os números levantados pela Secretaria Municipal de Turismo, o município registrou uma média de 90% de ocupação hoteleira, chegando a 100% nos hotéis próximos ao Centro da cidade.

Para a Presidente do Teresópolis Convention & Visitors Bureau, Luiza Mota, o Festival “A Lapa Sobe a Serra” foi extremamente positivo para alavancar o turismo. “Eventos desse porte e qualidade são fundamentais para movimentar o turismo. É o resgate de uma época muito boa que Teresópolis viveu, há alguns anos”, opinou. Ela contou que a sua pousada, localizada em Albuquerque, distante oito quilômetros do centro da cidade, teve 60% de ocupação por conta do Festival, taxa considerada acima da média no período. “E todos os nossos hóspedes prestigiaram o evento”, garantiu.

Todo o dinheiro gasto pelo turista na cidade vai retornar aos cofres públicos através da arrecadação de impostos, como explicou o Secretário Municipal de Fazenda, Mauro Gaspar Gomes. “Além de movimentar a economia da cidade, parte dos gastos dos turistas no comércio reverte para o município em forma de arrecadação de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços), cujo valor é repassado pelo Governo do Estado”, informou.

Copyright 2010 - Portal Terê ® Informática Ltda